quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Aprofundar a Palavra... ao contemplar a Luz de Cristo












Deus está presente no âmago mais profundo da natureza e sobretudo no íntimo a consciência de cada pessoa. Está lá e irradia vida e conhecimento. Deus vai, porém mais longe. Dá-se a conhecer, por intervenções extraordinárias, na história humana e por visitas, chamamentos e missões, a pessoas escolhidas. Deus revela-se-lhes, pede-lhes a sua fé e entrega-lhes missões de fé e salvação, junto da humanidade. São os profetas, homens de fé e de missão, em nome de Deus.
Um deles é Jeremias, cuja vocação e missão nos são apresentadas na liturgia deste domingo. Este aceitou a eleição de Deus e a missão que lhe entregou. Deus conheceu-o e Jeremias  conheceu Deus. Trata-se de um conhecimento que é amor e que é vida em acção, que é missão: “Eu já te havia consagrado. E designei-te para seres profeta das nações pagãs” (Jer 1,5).
Jeremias levará a palavra de Deus a outros povos, além de Israel. O próprio Deus dar-lhe-á a
palavra que ele deve proclamar: “Eu estou contigo, para ires dizer tudo o que Eu te ordenar” (Jer 1, 17-19).
Mas depois de Jeremias e dos outros profetas, veio o profeta último dar sentido  a  todos os profetas e a todas as profecias. Jesus de Nazaré, assim  se apresentou, realizando a profecia de Isaías: “Cumpriu-se hoje mesmo, o passo da Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4, 21).
Jesus é a Palavra de Deus que revela Deus, dando-O a conhecer no Seu mistério e no seu desígnio de Amor e Salvação. Antes de tudo, Jesus é o Profeta. Só depois será o taumaturgo, para revelar também por sinais de libertação das debilidades humanas. Os nazarenos impunham a Jesus uma ordem inversa: “Tudo o que ouvimos dizer que se passou em Cafarnaum, fá-lo aqui também na tua terra” (Lc 4, 23).
Deus continua a falar hoje, através dos seus profetas. Eles são a luz e a exigência da Palavra de Deus. Não a podem esconder, nem deturpar. Devem proclamá-la, custe o que custar, como a Jesus custou a Cruz.
Mas não basta a palavra. É necessário que ela seja acompanhada de acções de libertação que se exprimem em caridade (Cor 13, 1-13). Aí está o sinal do que fez o Profeta Elias e, de maneira nova, do que fez Jesus. É o que cada cristão é chamado a fazer: revelar Deus aos homens de hoje, por palavra da Verdade e por obras de Caridade. 
Padre Manuel Marques Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário