domingo, 23 de junho de 2013

Ao meu avô João Baptista - São João Baptista seja advogado do meu avô lá no Alto.


Ao meu avô João Baptista

São João Baptista seja advogado do meu avô lá no Alto.





Decapitação de São João Batista
Caravaggio - Decapitação de São João Baptista



João Baptista começou por ser um Dom de Deus a seus pais, Isabel e Zacarias um casal que há muitos anos teria ultrapassado a idade fértil para a procriação. João é a consolação e a alegria de um casal que, quando se julgava abandonado ou castigado por Deus, vê a misericórdia de Deu,s que lhes concede o seu maior anseio humano.

Ainda antes de nascer, João começa a realizar a sua missão: Profeta do Antigo Testamento, ele deve anunciar Jesus. Ao contrário dos seus antecessores na História da Salvação, João não vem anunciar a vinda do Messias e encorajar à espera por essa vinda, cabe-lhe a honra de anunciar:
- Eis o Messias. Já chegou. A espera de Israel terminou. A expectativa da Humanidade e de toda a Criação está a concretizar-se. A vida eterna sucede à morte. Aquele que traz o conhecimento do destino e finalidade da Criação e a chave do acesso à vida eterna e à proximidade de Deus já chegou.
É com sete ou oito meses de vida, portanto, um ou dois meses antes de nascer, que João começa a cumprir o seu desígnio profético: de dentro do útero da mãe ele consegue cumprir essa missão plenamente no que a Isabel diz respeito.

Quando Maria, mãe ainda grávida de Jesus, e Isabel grávida de João se encontram frente a frente, os seus úteros com os seus bebés frente a frente, quase se tocando, Isabel sente um movimento do seu bebé e, por meio do Espírito Santo, percebe que essa dinâmica jubilosa dentro de si significa que ela e o seu filho estão perante o Filho do Altíssimo, desde há muito prometido:
- Veio a mim a Mãe do meu Senhor!

O nascimento de João que celebramos a 24 de Junho, seis meses antes da celebração do nascimento de Jesus a 25 de Dezembro, de acordo com o anúncio do anjo Gabriel, é mais um sinal do seu estatuto privilegiado de homem de Deus. Zacarias, o seu idoso pai, recupera a fala, que perdera quando duvidara do anjo que lhe anunciou o nascimento de um filho, no momento em que faz valer a vontade da sua esposa contra a da restante família em relação ao nome do bebé:
- João é o seu nome.

A missão de João realiza-se em três tempos ao longo da sua pregação de um baptismo penitencial.
Primeiro, quando vê passar Jesus e aponta para Ele, declarando quem é e como vem realizar a vontade do Pai:
- Eis o Cordeiro de Deus!
(- Olhai para o sacrifício que Deus vai receber.)

O mais popular acto público da missão de João, aquela que lhe deu o cognome de Baptista, e que vem em segundo lugar cronológico, é o Baptismo de Jesus, o grande sinal revelador da Santíssima Trindade e, por isso, do estatuto divino de Jesus.
O Filho cumpre o baptismo penitencial, Ele, o isento de pecado, no gesto percursor da penitência que cumprirá na Cruz, não pelos seus inexistentes pecados, mas pelos nossos pecados.
O Pai declara o seu Amor pelo filho (no primeiro dos relatos evangélicos em que isso acontece): 
- Este é o meu Filho muito amado.
E esse amor entre o Pai e o Filho surge materializado para ser inteligível para os homens: O Espírito Santo como pomba.

João daria ainda testemunho, já na prisão, ao afirmar aos seus discípulos que Jesus é o Messias esperado.

João tem ainda mais uma oportunidade de revelar a sua fidelidade à missão profética. Uma missão perene de ensinamento às pessoas suas contemporâneas, como às de hoje e de sempre.
João compromete a sua vida ao denunciar o pecado público dos governantes. Herodes vive em pecado de adultério com a sua cunhada. Todos o sabem e todos se calam porque pode ser perigoso denunciar um chefe poderoso, um rei, um presidente, um ministro, um deputado.
João podia ter-se calado, uma vez que já tinha cumprido a sua missão profética específica em relação a Jesus, mas ele quer ser Profeta até ao fim. A denúncia sistemática daqueles que violam a lei a seu belo prazer e usam o 'poder ministerial' em seu proveito custou-lhe a cabeça e a vida. Foi decapitado para gáudio de governantes corruptos, mas a sua cabeça terá sido a prova de acusação contra esses mesmos. E continua a ser, para nós, a afirmação de que vale a pena correr riscos pela verdade.

João Baptista é celebrado por nós e continuará a sê-lo nos Céus.

Tomar, 23 de Julho de 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário