quinta-feira, 25 de setembro de 2014

São pecadores e seguem o papa







Administro um grupo no Facebook em que só é possível publicar sobre o papa Francisco. Penso que o podemos considerar já um grupo grande.
Ao admitir novos membros, costumamos olhar o perfil das pessoas que se candidatam, para tentar evitar que entrem pessoas só com a intenção de publicar qualquer tipo de publicidade, que teremos depois o trabalho de eliminar.
Constatamos um facto que merece reflexão teológica e sociológica, pelo menos.
Muitas pessoas, que já estão no Facebook há anos e não pertencem a qualquer grupo, pedem para aderir a este.
Também pessoas que pertencem a grupos de nudistas, homossexuais declarados, que publicam anedotas e fotografias que não estão conforme o que se denomina normalmente moral ou moral cristã.
Desde logo colocam-se-me duas questões. Quem é esta gente, donde procedem? Que está este papa a fazer?
Esta gente são os povos e as nações até aos confins do mundo. 
Este papa está a abrir os braços a todos os povos e nações, a todas as gentes, todos pecadores, porque os santos se relacionam directamente com Deus, não precisam do papa a intermediar. Está a mostrar à Humanidade o sorriso misericordioso de Deus.
(Cabe aqui um parêntesis para assinalar que há uns séculos atrás, entre todos os colonizadores, os portugueses e os jesuítas portugueses fizeram algo de semelhante que foi interrompido pelas forças de pressão europeias, francesas e espanholas, em especial, junto da Sé Apostólica).
Deus abençoe este papa e o faça instrumento de chamamento de muitos à Casa do Pai.

Orlando de Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário