segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Apresentação do Sínodo da Família


Casal Quattrocchi


Terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos (5-19 de Outubro de 2014)
"Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização"

Secretário-Geral: Cardeal Lorenzo Baldisseri
Subsecretário: Mons. Fabio Fabene

"Sínodo", do grego "synodos" (Σύνοδος), significa "caminhar juntos"

A Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, precisamente porque extraordinária, é convocada para resolver um problema particularmente premente, com as directivas adequadas no momento presente, para o bem de toda a Igreja. Difere da Assembleia Geral Ordinária e Especial, tanto pelo reduzido número de participantes como pela curta duração. Além disso, neste caso, pela vontade do Sumo Pontífice, a Assembleia Geral Extraordinária é a segunda etapa num processo que terminará com a Assembleia Geral Ordinária prevista para 2015 e iniciado no Consistório dos Cardeais em 20 e 21 de Fevereiro de 2014.
Recordamos a intervenção do papa Francisco na abertura do Consistório sobre a Família, no início deste ano.
"Amados Irmãos,
Saúdo-vos cordialmente e, convosco, agradeço ao Senhor que nos proporciona estes dias de encontro e trabalho em comum. Damos as boas-vindas de forma particular aos Irmãos que vão ser criados Cardeais, no Sábado, e acompanhamo-los com a oração e a estima fraterna. 
Nestes dias, reflectiremos especialmente sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana. Desde o início, o Criador colocou a sua bênção sobre o homem e a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a terra; e assim a família torna presente, no mundo, como que o reflexo de Deus, Uno e Trino. 
A nossa reflexão terá sempre presente a beleza da família e do matrimónio, a grandeza desta realidade humana, tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como o é toda a vida. Procuraremos aprofundar a teologia da família e a pastoral que devemos implementar nas condições actuais. Façamo-lo com profundidade e sem cairmos na «casuística», porque decairia, inevitavelmente, o nível do nosso trabalho. Hoje, a família é desprezada, é maltratada, pelo que nos é pedido para reconhecermos como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; reconhecermos como isso é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade. É-nos pedido que ponhamos em evidência o plano luminoso de Deus para a família, e ajudemos os esposos a viverem-no com alegria ao longo dos seus dias, acompanhando-os no meio de tantas dificuldades. Também com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor.
Agradecemos ao Cardeal Walter Kasper a preciosa contribuição que nos oferece com a sua introdução. 
Obrigado a todos! Bom trabalho!"
(Papa Francisco)
O Sínodo Extraordinário encerrará no dia 19 de Outubro com a beatificação do Papa Paulo VI, o papa que concluiu o Concílio Vaticano II e deu sentido à colegialidade no governo da Igreja com a instituição do Sínodo dos Bispos, que fará 50 anos em 2015 (Motu proprio Apos­tolica sollicitudo, de Paulo VI, de 15 de Setembro de 1965).
Neste sínodo participam 191 padres sinodais, 4 da Oceania, 29 da Ásia, 38 da América, 42 de África, 78 da Europa.
Participam ainda 16 peritos ou consultores da Secretaria Especial, 38 Ouvintes e 8 Delegados fraternos (de outras Igrejas e comunidades eclesiais) e ainda 12 leigos, entre casais, pais e cabeças de casal.
Esta Assembleia Extraordinária reúne sob o tema ‘Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização’.
Em 2015 a Assembleia Ordinária terá como tema ‘A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo’
Outra etapa e muito importante deste Sínodo foi aquela em que ecoou a voz de todo o Povo de Deus, bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos, através das respostas ao questionário anexo ao documento preparatório. A realidade das pessoas, das famílias, das paróquias, junta-se assim ao parecer das entidades qualificadas, numa inédita abertura papal à liberdade de expressão dos fiéis.
O Papa tem apelado aos participantes a que não ponham em primeiro lugar a tentativa de fazer valer os seus pontos de vista, mas que se embrenhem no diálogo mútuo e na compreensão dos pontos de vista dos outros, buscando não uma vitória pessoal, mas a da Verdade, que é Jesus Cristo. Que pensem nas pessoas reais e nos seus sofrimentos e não em conceitos abstractos, fora da realidade.
Cada congregação geral será aberta com o anúncio do tema pelo delegado presidente de serviço, seguido pela intervenção de um casal ​​auditores, que irá oferecer o seu testemunho de vida familiar aos Padres sinodais, contribuindo para a sensibilização e enriquecer a comparação de acções pastorais.
A Relatio post disceptationem, no final da primeira semana será a base para o trabalho da segunda semana no "minores circuli", que os Padres irão considerar, tendo em conta o documento final, o Relatio Synodi. Este trabalho, por fim, ela será entregue ao Santo Padre.

Serão prestada informação à comunicação social. Todos os dias haverá um Briefing em directo, em cooperação com os assessores de imprensa e com a participação de alguns Padres sinodais. O Boletim de Imprensa irá conter as informações do dia. Além disso, o serviço estará activo Twitter para transmitir o resumo em tempo real das notícias mais importantes.

O trabalho dos padres sinodais será acompanhado pelas orações do povo de Deus. Localizado em Roma, Salus Populi Romani, na Capela da Basílica de Santa Maria Maggiore, alguns momentos de oração serão orientados pela Diocese de Roma, e todas as noites, às 18h, um Bispo ou um Cardeal celebrará a missa para a família.
Significativa é a presença das relíquias dos Beatos esposos Zélie e Louis Martin, e sua filha, Santa Teresinha do Menino Jesus, e os do casal abençoado, Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi.
No mundo, oramos nos Santuários, especialmente aqueles que se dedicam à Sagrada Família, mosteiros, comunidades religiosas, dioceses e paróquias.


 Orlando de Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário