domingo, 16 de novembro de 2014

São Marcos no ano B 2014-2015


O Evangelho segundo São Marcos é o mais antigo de todos os evangelhos canónicos. É também o mais pequeno. É também o mais centrado na humanidade de Jesus, porque as questões teológicas básicas estavam ainda para ser analisadas, ou mesmo levantadas.
Uma boa decisão para qualquer cristão é ler todo o Evangelho escrito por Marcos no final deste mês de Novembro ou em Dezembro. 
No dia 30 de Novembro (dia 29 ao meio dia) começa um novo ano litúrgico, ano B, em que as leituras das missas são preferencialmente escolhidas deste Evangelho.
Marcos baseou-se na tradição oral, em alguns escritos que alguns registavam e fez a sequência que depois surge em todos os três evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas), sendo por isso, em larga medida, responsável. 
Em Marcos assistimos à revelação de Jesus que se vai produzindo de modo progressivo. Ele insiste diversas vezes na dificuldade que os discípulos sentiam em compreender as novidades que Jesus lhes ensinava, alternando em confessar o messianismo e a divindade de Jesus e negando-o. 
Finalmente, perante o sumo-sacerdote Jesus revela-se confirmando que é o Messias, o Filho de Deus. E o seu reconhecimento oficial é feito por um pagão romano: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus (Mc 15, 39).
Marcos apresenta a vida de Jesus como combate contínuo contra a mal, a doença, a morte, o pecado. No final apresenta a Cruz, como sinal da vitória, sabendo o escândalo que isso provocava na altura.
Uma interessante narrativa do ponto de vista literário e do ponto de vista teológico, o modo mais básico e primário de descobrir o homem Jesus, que se revela Deus encarnado.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário