sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Jubileu da Misericórdia e Catequese ......................................... Campanha Quaresmal




Campanha para a Quaresma 2016



Viver a Quaresma durante o Jubileu da Misericórdia com a intensidade e a alegria da Palavra é o objectivo que pretendemos atingir com este projecto de Campanha Quaresmal.

Pensámos elaborar uma proposta para as catequeses das crianças e dos adolescentes, todavia, depois de completado o esquema, parece-nos que pode ser útil para utilização de adultos, individualmente ou em grupos, ou mesmo para uso familiar. Nomeadamente os textos que são propostos para leitura e meditação e os critérios seguidos.

Para realizar esta campanha precisamos dois materiais. Em primeiro lugar, é necessário arranjar uma porta que simbolize o Jubileu e que não pode ser confundida com as portas jubilares determinadas pelo papa e pelos bispos. Pode ser uma porta, verdadeira, ou pintada ou realizada com algum material apropriado. Sendo uma porta verdadeira, não deve estar colocada no seu lugar, com ombreira ou cercadura, pois poderia ser aberta e passar-se por ela e isso poderia conduzir a confusão com as portas jubilares que, como referimos, são determinadas pelo papa e pelos bispos e produzem efeitos de natureza salvífica a que estas, da nossa campanha, não estão habilitadas.



São necessários também tijolos. Podem usar-se embalagens vazias de leite de longa duração UHT, ou outras com dimensões idênticas, de vinho ou sumo, ou natas. Como precisaremos de grande quantidade de tijolos, as de leite parecem-nos as mais fáceis de obter. As embalagens vazias e limpas são embrulhadas em papel liso em que se possa escrever ou papel em que se possam colar etiquetas. A hipótese de escrita é menos trabalhosa.

Devem pedir-se com a maior antecedência às famílias que guardem os pacotes de leite. E, que tratem de os embrulhar em papel liso e claro. Isto envolverá as famílias e poupará trabalho aos catequistas.
 
Exemplo de porta produzida por catequistas na paróquia de Santa Maria de Loures


Esquematizamos a proposta para as semanas da Quaresma de 2016. Indicamos a data de cada Domingo, embora a maior parte das catequeses seja ao sábado e algumas noutros dias. As actividades podem concretizar-se no local habitual do encontro de catequese, na igreja, ou como melhor e mais oportuno parecer.



É importante que a imaginação do catequista ou animador opere variações nesta proposta ou complete lacunas. 


Exemplo de tijolo, a partir de pacote de leite



1ª Etapa


31 de Janeiro – Semana de preparação

Tema: Apresentação da Porta




Olhemos para o Baptismo como uma porta para a entrada no Reino dos Céus. Deus é um Ser cheio de amor e misericórdia que nos abre sempre a porta. Todos podem entrar, mas ninguém é obrigado a entrar.

O Ano da Misericórdia é um tempo especial para passar a Porta da Misericórdia. O Papa Francisco estabeleceu este ano como um tempo especial em que ele mesmo chamará as pessoas para passarem a Porta para o lado onde Deus está, juntando-se ao Senhor da Misericórdia. O Papa Francisco também estabeleceu que neste ano todos devemos passar a porta, mas, mais que isso, temos que chamar as outras pessoas, nossas irmãs em Jesus Cristo, para passarem a porta connosco. Porque o desejo de Deus é que todos vivamos na eternidade junto dEle.

Esta porta, preparada pelos catequistas (famílias, …), ficará exposta durante a Quaresma que vai começar e até à Páscoa. Desempenhará o papel de um cartaz que nos recorda o que estaremos a viver: o Jubileu da Misericórdia.



Apresentação dos tijolos

Em volta desta porta vamos construir a estrutura que a manterá de pé, com os tijolos que cada um de nós vai amassar (produzir) e com os sentimentos e a Palavra de Deus que neles inscreveremos.



2ª Etapa

10 de Fevereiro – Quarta-feira de Cinzas

Neste dia, convém participar numa missa ou celebração da palavra com a Imposição das Cinzas.

3 ª Etapa
14 de Fevereiro – 1º DOMINGO DA QUARESMA
TEMA: A misericórdia de Deus está disponível para quem ofende, mesmo para um assassino


Cf. Livro do Génesis 4,1-16



Adão e Eva amaram-se e ela engravidou e deu à luz um menino a quem deram o nome de Caim. Eva orou assim:

- Adquiri um rapaz com a ajuda de Deus.

Depois ela também deu à luz Abel, irmão de Caim.

Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava a terra. Depois de algum tempo, Caim apresentou produtos da terra como oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, ofereceu os primogénitos (primeiro cordeiro que uma ovelha dá à luz) e a gordura do seu rebanho. O Senhor gostou de Abel e da sua oferta, e não gostou de Caim e da oferta dele.

Caim ficou então muito enfurecido e andava de cabeça baixa. E o Senhor disse a Caim:

- Porque estás enfurecido e andas de cabeça baixa? Se agisses bem, andarias com a cabeça erguida; mas, se não ages bem, o pecado está junto à porta, como fera escondida, a espreitar-te. Acaso conseguirás tu dominá-la?

Entretanto, Caim disse a seu irmão Abel:

- Vamos sair.

E quando estavam no campo, Caim lançou-se contra o seu irmão Abel e matou-o.

Então o Senhor Deus perguntou a Caim:

- Onde está o teu irmão Abel?

Caim respondeu:

- Não sei. Sou, porventura, o guarda do meu irmão?

O Senhor disse:

- Que fizeste? Ouço o sangue do teu irmão, clamando da terra por Mim. Por isso és amaldiçoado por essa terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão. Ainda que cultives a terra, ela não te dará o seu produto. Andarás errante e perdido pelo mundo.

Caim disse ao Senhor:
- A minha culpa é grave e atormenta-me. Se hoje me expulsas do solo fértil, terei de esconder-me de Ti, andando errante e perdido pelo mundo; o primeiro que me encontrar, matar-me-á.
O Senhor respondeu-lhe:
- Quem matar Caim será vingado sete vezes.
E o Senhor colocou um sinal em Caim, a fim de que ele não fosse morto por quem o encontrasse. Caim saiu da presença do Senhor e habitou na terra de Nod, a leste do Éden.

TIJOLOS
Cada participante pensa em alguém que lhe tenha feito mal. Em vez de exercer alguma represália, escreve no tijolo uma oração ou um simples pedido a Deus pelo perdão a essa pessoa. Isto poderá ter que ser adaptado às crianças mais pequenas e às circunstâncias. Se uma criança identifica quem lhe fez mal com o pai que o castigou por causa de alguma asneira que fez, pode orar pelo pai, mas não como se fosse uma pessoa má. Deste modo, a pessoa ficará marcada para o participante na campanha, como Caim ficou marcado por Deus. O participante assemelha-se a Deus, pela misericórdia.
Os tijolos serão depositados perto da Porta.
 




4 ª Etapa


21 de Fevereiro – 2º DOMINGO DA QUARESMA


Tema: Obras de Misericórdia




Estas Obras de Misericórdia podem ser apresentadas escritas cada uma num tijolo. Os catequistas realizam previamente este trabalho.



Obras Corporais:
1ª Dar de comer a quem tem fome

2ª Dar de beber a quem tem sede
3ª Vestir os nus
4ª Dar pousada aos peregrinos
5ª Assistir aos enfermos
6ª Visitar os presos
7ª Enterrar os mortos

Obras Espirituais:
1ª Dar bons conselhos

2ª Ensinar os ignorantes
3ª Corrigir os que erram
4ª Consolar os tristes
5ª Perdoar as injúrias
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos



Ler e explicar estes gestos misericordiosos. Dialogar sobre o modo de concretizar algumas destas Obras de Misericórdia em casos concretos, com pessoas concretas.



TIJOLOS

Cada participante vai ‘inventar’ uma obra de misericórdia, na linha das "clássicas" e escrevê-la no seu tijolo. Pode ser uma em sentido geral, como as que a Igreja propõe, ou algo mais concreto e que tenha a ver com a sua vida.

Continuam a ser depositados os tijolos perto da Porta.
 

5 ª Etapa

28 de Fevereiro – 3º DOMINGO DA QUARESMA

Tema: Pai Nosso




Pai Nosso que estais nos céus,
santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.



TIJOLOS

Cria-se um ambiente especial para a recitação do Pai Nosso. Com velas, flores, sentados em almofadas no chão, por exemplo. Pode cantar-se a oração dominical ou um dos vários Pai Nosso que existem.

Ambientados e instalados, rezam a oração, em conjunto. Cada participante escreve a frase chave ‘perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido’ no seu tijolo. Depois, todos ficam em silêncio a reflectir sobre o significado desta frase e como ela pode ser valiosa “na obtenção do passaporte para a vida eterna no Reino dos Céus”.

Eu perdoo? Eu quero ser perdoado? Que me acontece se não perdoo? Deus perdoa-me apenas em recompensa por eu ter perdoado ou eu aproximo-me mais de Deus quando perdoo?

No final, todos rezam em conjunto a oração, lenta e tranquilamente, interiorizada, enfatizando a frase chave.

Continuam a ser depositados os tijolos perto da Porta. 
  

6 ª Etapa

6 de Março – 4º DOMINGO DA QUARESMA

Tema: Na pessoa com quem sou misericordioso ou severo, nessa pessoa habita Jesus, essa pessoa é Jesus

 
Cf. Evangelho segundo São Mateus 25,31-46



Naquele tempo, disse Jesus:

Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todos os povos da Terra se reunirão diante dEle, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:

- Vinde vós, os abençoados por meu Pai. Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo. Pois estava com fome, e destes-Me de comer; estava com sede, e destes-Me de beber; era estrangeiro, e recebestes-Me na vossa casa; estava sem roupa, e vestistes-Me; estava doente, e cuidastes de Mim; estava na prisão, e fostes visitar-Me.

Então os justos perguntar-Lhe-ão:

- Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e te fomos visitar?

Então o Rei responder-lhes-á:

- Eu vos garanto: todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, foi a Mim que o fizeste.

Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda:

- Afastai-vos de Mim, malditos. Ide para o fogo eterno, preparado para o demónio e seus anjos. Porque Eu estava com fome, e não Me destes de comer; estava com sede, e não Me destes de beber; era estrangeiro, e não Me recebestes em casa; estava sem roupa, e não Me vestistes; estava doente e na prisão, e não Me fostes visitar.

Também estes responderão:

- Senhor, quando foi que Te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não Te servimos?

Então o Rei responder-lhes-á:

- Eu vos garanto: todas as vezes que não fizestes isto a um destes pequeninos, foi a Mim que não o fizestes. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para vida eterna.



TIJOLOS

O participante escreve no seu tijolo estas duas frases, e completa-as baseando-se no texto evangélico:

Fui cabrito, Senhor, quando ………………………………….

Fui ovelha, Senhor, quando ………………………………….

As frases podem ser partilhadas, do seguinte modo. Cada um lê em voz alta as frases que escreveu e a cada ‘fui cabrito…’ todos respondem: Perdão, Senhor; a cada ‘fui ovelha…’ todos respondem: Amém. Aleluia!
Continuam a ser depositados os tijolos perto da Porta. 



7 ª Etapa

13 de Março – 5º DOMINGO DA QUARESMA

Tema: As Bem-aventuranças


Cf. Evangelho segundo São Mateus 5,1-12



Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-Se. Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los:

- Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.

- Felizes os aflitos, porque serão consolados.

- Felizes os mansos, porque possuirão a Terra.

- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

- Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia.

- Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.-

- Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

- Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.

- Felizes de vós, se fordes insultados e perseguidos, e se disserem toda a espécie de calúnia contra vós por causa de Mim. Ficai alegres e contentes, porque será grande para vós a recompensa no Céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.



TIJOLOS

Reflectir no texto para perceber que viver assim é o modo de viver do Paraíso e que é possível construir o Reino dos Céus na Terra, vivendo assim.

Cada participante escreve no seu tijolo uma destas bem-aventuranças ou outra a partir da sua criatividade.

Continuam a ser depositados os tijolos perto da Porta.
  

8 ª Etapa

20 de Março – 5º DOMINGO DE RAMOS

Actividade: Reconciliação sacramental para quem já a pode receber. Reconciliação espiritual para os outros.

Tema: A autoridade do papa para declarar o Ano da Misericórdia e dos padres para absolver.

Cf. Evangelho segundo São Mateus 16,18-19



Naquele tempo, disse Jesus para Simão Pedro:

- Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na Terra será ligado no Céu, e o que desligares na Terra será desligado no Céu.  



Papa Francisco, 1 de Setembro 2015, a propósito do Jubileu da Misericórdia:



O perdão de Deus não pode ser negado a quem quer que esteja arrependido, sobretudo quando com coração sincero se aproxima do Sacramento da Confissão para obter a reconciliação com o Pai.



O texto evangélico de Mateus e a citação da carta do papa Francisco podem ser escritos em dois cartazes expostos durante a celebração penitencial e servirem de partida para a reflexão a fazer.
 

9 ª Etapa
27 de Março – DOMINGO DE PÁSCOA



10 ª Etapa
3 de Abril – DOMINGO DA MISERICÓRDIA







Tijolos
Com os tijolos, construir uma estrutura em torno da Porta Jubilar. Uma ombreira ou um arco ou uma casa. Como se preferir e em função da quantidade de tijolos. Provavelmente estes serão muitos e não bastará empilhá-los, terão de ser colados.
A Porta Jubilar inicial acrescentada com os tijolos não são uma brincadeira, um simples jogo, mas o símbolo da maneira como estamos a viver este Ano da Misericórdia e o tempo quaresmal e pascal em especial. Para valer, tem que ser acompanhado dos gestos e sentimentos de misericórdia vividos durante a Quaresma e prolongados na Páscoa e tempo que se lhe seguir.
Este terminus da Campanha, que afinal não é apenas quaresmal, mas também pascal, deve incluir a celebração da Eucaristia e uma refeição festiva partilhada. O comentário ao Evangelho deste dia, apresentará o gesto misericordioso de Jesus para com os discípulos de Emaús. Se este final for transferido para outro dia, dar-se-á maior relevo também à misericórdia que transparece sempre de todos os textos evangélicos. 
Será outra excelente ideia terminar a campanha com a peregrinação a uma Porta Jubilar proclamada pelo bispo.

Ficarei muito grato a todos vós que, concretizando nas suas paróquias esta proposta, me enviem fotografias da vossa campanha quaresmal, de modo a que eu as possa partilhar em exposição ou publicação. Podeis usar o endereço electrónico lando.b.r@gmail.com ou outro meio que combinemos, através deste endereço. 



Orlando de Carvalho






Sem comentários:

Enviar um comentário