domingo, 17 de abril de 2016

São José continua a cuidar de Jesus

Eu tinha uma grande tristeza no meu coração sempre que ia hospital da minha área, não por razões médicas, mas espirituais.
O hospital tem um espaço religioso, onde até se celebrava missa, mas onde, ao contrário dos outros hospitais, nem uma cruz podia existir quando o capelão não estava presente e havia celebração. Baseada na lei existente, a administração do hospital persistia, desde a inauguração, numa obstinada proibição de uma capela, contrariando o sentir de maioria dos doentes do hospital, mas em consonância com a guerra à Cruz que alastra por toda a Europa.
Quando visito os doentes, ao Domingo de manhã, em quase todos os quartos as televisões estão sintonizadas na missa, em muitos casos os doentes participam na missa da RTP e depois na da TVI, o que revela bem o desejo dos utilizadores do hospital.
Certo Domingo, ao ir à ‘capela’, que não o era, pois quando não havia missa nada a distinguia de qualquer outra sala, deixei uma medalha de S. José em cima do altar, que também não era mais que uma mesa, sem dignidade visível.
A medalhinha com a imagem do pai putativo de Jesus, discretamente seria a presença cristã naquele lugar, em permanência.
A medalha desapareceu da mesa, mas surgiu depois no porta-chaves em que estava a chave do sacrário.
A Beata Maria Repetto tinha grande devoção a São José e ela divulgava a sua devoção distribuindo medalhinhas com a imagem do Patrono da Igreja Universal, o custódio do Menino Jesus, por vontade do Pai, às pessoas.
Santo André Bessette foi talvez o maior divulgador da devoção ao Pai da Igreja. Também Santo André usou as medalhinhas com a imagem de S. José e através delas conseguiu de Deus muitos milagres de cura e de conversão. Inclusivamente usou medalhas para massajar pessoas doentes e elas revelaram-se remédio maravilhoso, por intercessão de S. José e desígnio de Deus.
Eu creio que S. José, através da medalha com a sua imagem, conseguiu de Deus mais um milagre. Na minha visita seguinte ao hospital, a sala de culto já era uma verdadeira capela com Crucifixo, oratório da Sagrada Família, imagem de Nossa Senhora de Fátima e Sacrário iluminado.
Louvado seja Deus, que enviou o seu próprio Filho a salvar cada pessoa.
Louvado seja Deus que suscitou em S. José a disponibilidade para proteger e cuidar nesta terra do seu Filho, Jesus, e de Maria, sua Mãe santíssima.
Louvado seja S. José que, tendo protegido Jesus e Maria, cuida agora da Igreja, continuando assim a cuidar do Corpo do seu Menino.

Invoquemos S. José todos os dias para o cuidado da Igreja e das nossas famílias.

Imagem: "São José e o Cristo Menino" - Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682)

Sem comentários:

Enviar um comentário