quinta-feira, 6 de outubro de 2016

LITURGIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1


2016-10-09
DOMINGO XXVIII DO TEMPO COMUM
Verde –Semana IV do Saltério

LEITURA I 2 Reis 5, 14-17 

Leitura do Segundo Livro dos Reis
 
Naqueles dias, o general sírio Naamã desceu ao Jordão e aí mergulhou sete vezes, como lhe mandara Eliseu, o homem de Deus. A sua carne tornou-se tenra como a de uma criança e ficou purificado da lepra. Naamã foi ter novamente com o homem de Deus, acompanhado de toda a sua comitiva. Ao chegar diante dele, exclamou: «Agora reconheço que em toda a terra não há outro Deus senão o de Israel. Peço-te que aceites um presente deste teu servo». Eliseu respondeu-lhe: «Pela vida do Senhor que eu sirvo, nada aceitarei». E apesar das insistências, ele recusou. Disse então Naamã: «Se não aceitas, permite ao menos que se dê a este teu servo uma porção de terra para um altar, tanto quanto possa carregar uma parelha de mulas, porque o teu servo nunca mais há-de oferecer holocausto ou sacrifício a quaisquer outros deuses, mas apenas ao Senhor, Deus de Israel».
 
Palavra do Senhor.
 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1-4 (R. cf. 2b)
 

Cantai ao Senhor um cântico novo
 
pelas maravilhas que Ele operou.
 
A sua mão e o seu santo braço
 
Lhe deram a vitória. Refrão
 

O Senhor deu a conhecer a salvação,
 
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
 
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
 
em favor da casa de Israel. Refrão
 

Os confins da terra puderam ver
 
a salvação do nosso Deus.
 
Aclamai o Senhor, terra inteira,
 
exultai de alegria e cantai. Refrão
 


LEITURA II 2 Tim 2, 8-13
 

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
 
Caríssimo: Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual eu sofro, até ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está encadeada. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. É digna de fé esta palavra: Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará; se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo.
 
Palavra do Senhor.
 

EVANGELHO Lc 17, 11-19
 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
 
Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto em terra aos pés de Jesus, para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».
 
Palavra da salvação.
 


LEITURA I
O general sírio Naamã sofria de uma doença que não tinha cura, porque ainda não tinham sido inventados os antibióticos. Todas as pessoas com lepra pioravam e morriam.
Deus, através do profeta Eliseu, fez o milagre de curar Naamã e este converteu-se e passou a adorar o Deus único.
Actualmente há antibióticos e muitos outros medicamentos. Como Naamã, devemos converter o nosso coração e agradecer a Deus os remédios e os tratamentos que o Senhor coloca ao nosso serviço.

SALMO

Deus fez maravilhas em favor do seu povo, que somos nós.
Toda a Terra aclame a bondade de Deus.

LEITURA II

Dirigido á ADOLESCÊNCIA
Quantas vezes nos queixamos dos outros que traíram a nossa amizade e damos troco, fazendo-lhes o mesmo! Quantas vezes sentimos que ninguém nos ama e isso nos foca mais que o amor que damos, ou deixamos de dar! Quantas vezes o marido se queixa da falta de atenção da mulher e não lhe presta atenção! Quantas vezes a esposa se queixa da falta de atenção do esposo e não lhe presta atenção!
Cristo dá-nos o exemplo.
“Se formos infiéis a Cristo, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo.”
Qual o significado desta afirmação? Serão os humanos capazes de uma fidelidade assim? Tu: és capaz de uma fidelidade desta maneira?

EVANGELHO
Neste trecho do Evangelho, conhecemos dez doentes de lepra que pedem a Jesus que faça o milagre de os salvar e Jesus cura-os a todos. Um entre eles não era judeu, mas samaritano. Tratava-se de um povo muito mal visto na Judeia, existindo contra eles uma espécie de racismo. Este voltou para agradecer a cura. Porém nenhum dos outros, que eram judeus, como Jesus, voltou atrás para agradecer.
Popularmente referimo-nos a esta fraqueza ou pecado pela expressão “ser pobre e mal-agradecido”. No caso da parábola, a pobreza referia-se à falta de saúde, pelo que poderíamos dizer “ser leproso curado e mal-agradecido pela cura”.

No tempo e na terra de Jesus, os leprosos eram pessoas segregadas pela sociedade. Por lei, estes doentes estavam proibidos de se aproximar das outras pessoas e usavam mesmo uns guizos ao pescoço, como se fossem gado, para as pessoas ouvirem, perceberem que eles estavam próximos e fugirem.
Nos nossos dias também há muitas pessoas segregadas. Umas por causa de alguma doença como a SIDA; outras por serem pobres; outras por serem de raça diferente; outras por serem imigrantes; outras por serem de uma religião diferente; outras por serem velhas; outras por serem novas. Também na escola há alunos, colegas, segregados, por causa de alguma diferença ou mesmo sem razão, por maledicência de alguém com inveja.
Seria interessante fazer uma lista dos meus leprosos: aquelas pessoas que, sem se dar conta, eu segrego – em casa, na escola, no trabalho, na vizinhança.

S. Francisco de Assis e o leproso
Cerca de 1206, Francisco de Assis encontrou um leproso. Também nesta época os leprosos eram segregados, ninguém se aproximava deles, nem permitia que eles se aproximassem, com medo de contágio; eles viviam de esmolas. Naquele dia Francisco aproximou-se do leproso para lhe dar uma esmola em dinheiro, mas não lhe atirou o dinheiro como fizera noutras ocasiões e como todos faziam para evitar o contacto. O aspecto destas pessoas a quem vão caindo pedaços de carne apodrecida é, de facto, muito feio. Naquele dia Francisco depositou o dinheiro nas mãos do leproso, tocou-lhe, segurou-lhe as mãos e beijou-o. O pobrezinho de Assis diria mais tarde:
O que antes me era amargo, mudou-se então em doçura da alma e do corpo. A partir desse momento, pude afastar-me do mundo e entregar-me a Deus.”

UMA HISTÓRIA VERDADEIRA para reflectir
Certa vez, eu estava no hospital a fazer uma pequena cirurgia, em ambulatório: a extracção de um quisto que incomodava. O serviço estava bastante atrasado. Um enfermeiro deu conta ao cirurgião de umas senhoras que estavam na sala de espera a reclamar muito por causa do atraso que se verificava no atendimento dos doentes. O médico fez mais ou menos este comentário:
- Elas podem esperar porque o problema delas é uma questão de estética, certamente. As pessoas que aqui chegam com verdadeiros problemas de saúde, suspeitas de cancro, estão silenciosas, não reclamam, apenas agradecem.




Sem comentários:

Enviar um comentário