terça-feira, 18 de outubro de 2016

LITURGIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 3




2016-10-23

DOMINGO XXX DO TEMPO COMUM

Verde –Semana II do Saltério



LEITURA I Sir 35, 15b-17.20-22a (gr. 12-14.16-18) 



Leitura do Livro de Ben-Sirá 
O Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas. Não favorece ninguém em prejuízo do pobre e atende a prece do oprimido. Não despreza a súplica do órfão, nem os gemidos da viúva. Quem adora a Deus será bem acolhido e a sua prece sobe até às nuvens. A oração do humilde atravessa as nuvens e não descansa enquanto não chega ao seu destino. Não desiste, até que o Altíssimo o atenda, para estabelecer o direito dos justos e fazer justiça.
 
Palavra do Senhor.
 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.17-18.19.23 (R. 7a)
 

A toda a hora bendirei o Senhor,
 
o seu louvor estará sempre na minha boca.
 
A minha alma gloria-se no Senhor:
 
escutem e alegrem-se os humildes. Refrão
 

A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal,
 
para apagar da terra a sua memória.
 
Os justos clamaram e o Senhor os ouviu,
 
livrou-os de todas as angústias. Refrão
 

O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado
 
e salva os de ânimo abatido.
 
O Senhor defende a vida dos seus servos,
 
não serão castigados os que n’Ele confiam. Refrão
 


LEITURA II 2 Tim 4, 6-8.16-18 

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo a Timóteo
 
Caríssimo: Eu já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há-de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. Na minha primeira defesa, ninguém esteve a meu lado: todos me abandonaram. Queira Deus que esta falta não lhes seja imputada. O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todas as nações a ouvissem; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de todo o mal e me dará a salvação no seu reino celeste. Glória a Ele pelos séculos dos séculos. Amen.
 
Palavra do Senhor.
 

EVANGELHO Lc 18, 9-14
 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
 
Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros: «Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim: ‘Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos os meus rendimentos’. O publicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; mas batia no peito e dizia: ‘Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador’. Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
 
Palavra da salvação.
 



LEITURA I

As pessoas costumam favorecer os seus familiares, os seus amigos, as pessoas importantes e os seus conhecidos. Deus não procede assim porque julga as pessoas por igual. O julgamento de Deus não prejudica as pessoas por causa da sua pobreza ou condição social. Ainda que as pessoas mais importantes se sentem nos lugares da frente na missa e tomem a dianteira nas procissões, Deus não as favorece em detrimento dos humildes, pois trata e julga todos em igualdade.



SALMO

Deus está do lado dos justos e dos fracos.

Deus está contra os que fazem o mal.



LEITURA II

No dia 26 de Julho de 2016, dois homens, um deles ainda de idade menor, completamente tresloucados e com as ideias baralhadas, irromperam por uma igreja, em Saint-Etienne-du-Rouvray, uma pequena localidade na diocese de Rouen, na França, onde o padre Jacques Hamel presidia a uma Eucaristia em que participavam ainda três freiras e dois outros fiéis.

Os dois homens desesperados e que ainda não tinham encontrado sentido para a vida, degolaram o padre Hamel, um octogenário que os cobardes saberiam não ter força para lhes fazer frente caso quisesse e feriram outras pessoas, até a polícia os abater.

O sentido vital desta história triste é dado pelo arcebispo de Rouen, D. Dominique Lebrun, que participava na Jornada Mundial da Juventude, na Polónia, e regressou à sua diocese para acompanhar os fiéis católicos e os outros habitantes na diocese, que naturalmente se encontravam em choque com estes acontecimentos.



D. Lebrun emitiu a seguinte mensagem:



Acabo de saber da matança desta manhã na igreja de Saint-Etienne du Rouvray, que fez três vítimas: o sacerdote, o padre Jacques Hamel, de 84 anos, e os autores do assassinato. Três outras pessoas ficaram feridas, uma muito a sério.

Apelo para Deus, com todos os homens de boa vontade. Ouso convidar os não-crentes a unirem-se a este apelo! Com os jovens das JMJ, oramos como orámos junto ao túmulo do Padre Popielusko, em Varsóvia, assassinado durante o regime comunista.

A Igreja Católica não pode tomar outras armas para além da oração e de fraternidade entre os homens. Deixo aqui centenas de jovens que são o futuro da humanidade - a verdadeira. Peço-lhes para não baixarem os braços face à violência e se tornarem apóstolos da civilização do amor. Estou um pouco atordoado, mas sou levado por estes jovens que querem construir uma civilização do amor.



O bispo da Igreja, perante este acontecimento que ocorreu durante o Jubileu da Misericórdia, não adoptou uma posição julgadora, nem castigadora, ou de ódio e de incitamento ao ódio, mas de misericórdia relativa aos dois homens desorientados e desesperados. Ele recusou ainda levantar um muro entre os católicos vítimas e mártires e “os outros”. Ele fez um apelo para a reunião de todas as pessoas de boa vontade em torno da justiça, da paz e da misericórdia, dando à Humanidade um verdadeiro testemunho de amor cristão. A partir de um pecado gravíssimo, apelou à edificação de cada pessoa, crente ou não, que quisesse unir-se a si em oração sincera.



EVANGELHO

Qual é a diferença que existe entre um presidente da república, ou um rei, ministro, um deputado e um cidadão anónimo?

Muitas pessoas acreditam que se trata de ser mais importante ou de mandar mais. Mas estão enganadas. A palavra ministro explica tudo. Ministro significa a pessoa que exerce um ministério, isto é, um serviço. Ministro é a pessoa que serve o outro ou os outros; que trabalha para os outros. Um bom rei ou presidente da república é aquela pessoa que se esforça para trabalhar para o bem de toda a nação e não a que se aproveita do cargo para se encher de dinheiro.

Na Igreja, a este propósito, que poderemos dizer em relação ao papa, aos bispos, aos padres e aos fiéis anónimos?

Tal como na sociedade civil, os ministros (papa, bispos, padres) têm a responsabilidade de cuidar do rebanho de Deus, de ensinar a Palavra de Deus a todos, de celebrar os sacramentos gratuitamente para bem de todos, de fazer a paz e a comunhão entre todas as pessoas de boa vontade e de converter as outras.

Infelizmente, na vida real nem sempre acontece assim e as pessoas escolhem para os altos cargos os amigos, os mais importantes, os que têm mais dinheiro. Depois, as situações de corrupção, de guerra e de infelicidade humana, são apenas a consequência.

3 comentários: