segunda-feira, 7 de novembro de 2016

BREVE RETRATO DE MADRE MARIA TERESA DO MENINO JESUS



Hoje publico com a devida vénia um artigo do meu amigo Padre João Carvalho Nunes sobre uma clarissa portuguesa cujo processo "a caminho dos altares" vai correndo.

Grande Mulher --- Grande Clarissa --- Grande Santa --- Grande Beirã
Nasceu a 25 de Novembro de 1905, na encosta da Serra da Estrela, na Quinta da Gil, freguesia de Vide-Entre-Vinhas, concelho de Celorico da Beira, diocese da Guarda. É grande honra para as gentes do envolvimento da nossa Serra da Estrela e, logo de seguida, para a diocese da Guarda. Sem dúvida que estamos em presença de invulgar criatura: Mulher de corpo inteiro; Madre Clarissa que realizou obra que perdura; Alma Santa que se abraçou à Cruz de Jesus e, à semelhança de Jesus, só quis realizar a vontade de Deus!
Já deixou este mundo a 26 de Agosto de 1975. A sua Biografia vai na 2ª edição. Quase ninguém a conhece ainda… Estamos a esforçar-nos por dá-la a conhecer: já está na Internet, Facebook, na página “Amigos de Timor – Alunos de Madre Teresa “; vai estar nas ondas da rádio, também na Internet, em programa a emitir directamente da freguesia de Cabeça, na Rádio Boa Onda, que tem já uma larga audiência, em ligação com o seu público da página de “ Cabeça Primeira Aldeia Led “. Será em programa semanal, ao sábado, pelas 11,30 h., teve início já neste Sábado Santo.
1— Grande e decisiva Mensageira da Paz para a sua família, no seu nascimento. O avô materno quebrou o gelo da sua revolta, desde o casamento da sua filha única, contra sua vontade.
2— Impressionante exemplar na aceitação da educação familiar: “ Desde pequena, bastava dizerem-lhe uma só vez o que devia ou não fazer”.
3— Aluna sempre em destaque, desde a Primária até ao final do seu Curso do Magistério Primário. Causa da maior alegria para a família e professores.
4— Teve o maior Brio e Consciência Profissional nos seus sete anos de Professora. Não teve uma única reprovação nos seus alunos, a quem dava também a melhor educação moral e espiritual.
5— Mestra Cativante nos seus Mosteiros, tendo mão firme e meiga, e um grande coração de Mãe! Heróica Restauradora do Mosteiro de Louriçal, diocese de Coimbra, e Arrojada Fundadora do Mosteiro de Monte Real, diocese de Leiria-Fátima, o chamado “ Mosteiro das mãos postas”.
6— Rigorosa e sempre exemplar da maior referência, na aceitação e desempenho das tarefas que lhe foram sendo entregues, até à responsabilidade maior como Madre Abadessa, tanto em Louriçal, como também em Monte Real.
-----Por isso mesmo, esteve também disponível para tentar reorganizar a vida da Comunidade de Lisboa, nos anos 49 e 50. Tinha ânsias de recuperar o edifício do antigo CONVENTINHO, que fora roubado pela República. Era lá que estavam e estão as raízes das Clarissas em Lisboa…Por esta razão, só queria esse lugar santo!
Como não foi possível, regressou ao seu lugar, no Mosteiro de Louriçal, com as Irmãs que a acompanhavam…
7— Grande força atractiva e arrastante no seu espírito de adoração e desagravo a JESUS-EUCARISTIA, “ O Amor dos meus amores”, como ela gostava de LHE chamar! E, por isso, tudo fez para ajudar a recompor e purificar a vida genuína dos Mosteiros oriundos do Mosteiro de Louriçal, e que ela apelidava de “ A Ordem do DESAGRAVO “ .
8— Por fim, é a própria sepultura a reconhecer todo este admirável e impressionante percurso vocacional, e autêntico caminho de Santidade!… Recusa-se a corromper o seu corpo tão sofrido, que foi encontrado e trasladado praticamente intacto!...
Se isto não é milagre, passados que foram dezassete anos, após a sua sepultura?!..

Padre João Carvalho Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário