segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Depois do Jubileu... a Misericórdia



Os aniversários são momentos de celebração ou comemoração, mas não substituem a realidade do aniversariante.
A quê ou a quem serve a fraternidade e a partilha no Natal se elas não existirem durante todo o restante ano? Pode, claro, servir para dar algum conforto aos beneficiados, mas não para lhes melhorar significativamente a vida, para os fazer mais feliz. Apercebendo do facto, até dizem que Natal é quando um homem quiser. Quer dizer que podemos oferecer a felicidade do tempo de Natal às pessoas durante umas horas, um dia, uns dias ou o ano inteiro.
O mesmo se passa com as flores oferecidas para um… que já morreu. Em vida, se todos os que oferecem flores lhe tivessem oferecido o dinheiro gasto nisso talvez ele pudesse ter passado melhor, quem sabe mesmo fazer algum tratamento que lhe tivesse prolongado a vida.
A Igreja celebrou o Grande Jubileu do Ano 2000, o Ano do Rosário e tantos outros. Estes festejos costumam durar um ano, com abertura e clausura solenes e depois… acabou e ficamos à espera de outro. O Jubileu do ano 2000 teve alguma continuidade com a realização do Congresso Internacional para a Nova Evangelização que ocorreu nas dioceses de Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste. E depois… Em Lisboa o ICNE teve alguma continuidade, realizando-se uma missão anual na Vigararia de Loures-Odivelas. Todavia é pouco, muito pouco. Em termos de evangelização não conta praticamente. As igrejas de portas abertas em todas as capitais em que se realizou o ICNE e que constituiu provavelmente o aspecto mais elogiado pelos participantes, mas não só por eles, acabaram-se com o fim do ICNE. Já vi pessoas, não me canso de o repetir, a rezar diante de uma montra de uma agência funerária, cheia de santinhos, em localidade em que a igreja está quase sempre… fechada!
No dia 20 de Novembro de 2016 o Papa encerrou o Ano Jubilar da Misericórdia. Encerrou definitivamente. Acabou! Para que serviu? Sim, para que serviu? Para os operadores turísticos ganharem algum dinheiro com as peregrinações a Roma e a onde havia portas santas? Algumas paróquias e algumas dioceses até conseguiram continuar o ram-ram habitual, sem ondas, sem celebrar qualquer jubileu nem organizar qualquer peregrinação. Logo quando o Papa pede insistentemente para os cristãos saírem de si e outro Papa pedia para os cristãos se fazerem ao largo!
Não deixemos que a Misericórdia de Deus seja calada, nem sequer pela ineficácia das pastorais. Que mais resta aos cristãos se emudecem a Misericórdia de Deus? A Misericórdia!
O Jubileu da Misericórdia não serviu de nada se tiver acabado. Façamos jubileu da Misericórdia todos os dias, ou corremos o grave risco de não parecermos cristãos.

Na paróquia do Bairro Padre Cruz, em Lisboa, e em Guerreiros, paróquia de Loures, talvez também noutros lugares que desconhecemos, após o encerramento do Jubileu, foi celebrado a Abertura do “E depois… do Jubileu da Misericórdia”.
Porque celebrar a Misericórdia é celebrar e louvar Deus, Nosso Senhor, ser misericordioso é ser parecido com Deus, a Misericórdia Infinita.

Memorial da Misericórdia na Paróquia do Bairro Padre Cruz
A proposta que apresentamos pode servir para ajudar a perpetuar, tanto quanto humanamente esta palavra tem significado, a Misericórdia na praxis pastoral e catequética.

CATEQUESE: A seguir ao Jubileu da Misericórdia

As crianças são convidadas a levarem para a catequese um pacote de leite vazio, lavado por dentro e embrulhado em papel liso, branco ou de cor clara para se poder escrever, para se construir a Torre da Misericórdia, durante três semanas.
Na primeira semana fala-se-lhes sobre a Misericórdia e pede-se a cada um que escreva no seu pacote, que passa a ser TIJOLO, um acto de misericórdia de que tenha sentido ter sido alvo.
Na segunda semana, pede-se-lhes que escrevam um acto de misericórdia que pensem ter realizado.
Estas actividades não devem substituir nem empatar a catequese normal.
Na terceira semana, ao chegarem à catequese, já os tijolos foram usados para construir uma torre, pelos catequistas, que está colocada no presbitério da igreja.
Cada criança escolherá um sinónimo de Misericórdia.

Exemplos:







Outras palavras menos evidentes mas consoante a sensibilidade das crianças serão aceites.

Cada uma escreve o seu sinónimo num tijolo.
Noutro tijolo, todas as crianças escrevem o seu nome e os catequistas também escrevem o seu.
Pode ainda haver um tijolo à entrada da igreja onde todos os fiéis que vão participar nesta missa são convidados a escrever o nome.
O padre que vai presidir à missa assina outro tijolo.

Ao início da missa, depois da saudação inicial, cada criança vai ao microfone ou à frente do presbitério e mostra o seu tijolo, dizendo clara e pausadamente a palavra que lá está escrita, virada de frente para a assembleia.
Depois leva o tijolo junto à Torre da Misericórdia, onde os catequistas colam o tijolo, sobre os que já lá estão, aumentando o tamanho da Torre.
Por fim são colocados no topo da Torre o tijolo com as assinaturas da catequese, com as da comunidade presente e com a do padre presidente da celebração.

Torre da Misericórdia
 Catequista: Ao longo deste ano que terminou e em que a Igreja celebrou o dom da Misericórdia de Deus, tentámos fazer as crianças da catequese entranharem quanto possível esta maneira de viver cristã, pedindo e recebendo a misericórdia de Deus e dando-nos e recebendo uns aos outros a misericórdia, o amor e o perdão.

Catequista: Tendo sido encerrado o Jubileu da Misericórdia, propomo-nos continuar a ensinar a misericórdia às crianças e pedimos a toda a comunidade que o faça também, procurando viver o amor de Deus, amando até os inimigos.

Catequista: O tijolo assinado por toda a assembleia que colocámos na Torre da Misericórdia significa este pedido dos catequistas a todos vós. Oxalá seja também o vosso compromisso.

Catequista: Finalmente o tijolo assinado pelo padre N… é o nosso pedido para que transmita a todos nós continuamente a Misericórdia pela pregação da Palavra de Deus e pela dedicação aos mais frágeis de nós.

A missa segue com o Kírie





Sem comentários:

Enviar um comentário