domingo, 13 de novembro de 2016

Domingo 34 C Tempo comum









Unção de David, por Veronese

 A Igreja resume a celebração de Jesus, que desenvolve, ao longo do ano litúrgico, que termina neste Domingo, com o título de “Rei do Universo”. Este título quer dizer: Senhor de toda a Criação e Messias Salvador de toda a humanidade. Assim foi a proclamação de fé de S. Pedro, no dia do Pentecostes: “Saiba, com certeza, toda a casa de Israel: Deus constituiu Senhor e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes” (Act 2, 36).


Hoje ouvimos S. Paulo que nos diz: “Deus libertou-nos do domínio das trevas e transferiu-nos para o Reino de Seu Filho muito amado” (Col 1, 13).

O Reino de Jesus manifestou-se na Sua própria pessoa a nas Suas palavras e nas Suas obras.

Porém, o Seu Reino começou logo na criação de todos os seres, porque todos foram criados por Ele e para Ele, que, sendo Filho de Deus tomaria a natureza humana. “Em vista d’Ele é que foram criados todos os seres que há no Céu e na Terra. Tudo foi criado por Seu intermédio para Ele. Assim Ele é anterior a todas as coisas e todos se mantêm por Ele” (Col 1, 16-17).

Esta é a primeira visão grandiosa de Cristo, na Sua presença íntima no ser de toda a criação, à qual Ele comunicou depois toda a força espiritual da Sua Ressurreição.

Mas o Reino de Jesus realizou-se e tornou-se visível na Sua Incarnação na natureza humana e no termo da Sua vida na Terra, pela morte na Cruz. Por essa união íntima a todo o homem e pelo sacrifício redentor da Cruz, Jesus deu a vida do Pai, aos que n’Ele iam acreditar, aceitando a Sua Mensagem de salvação: “Por Ele é que nós temos a redenção e o perdão dos pecados” (Col, 1, 14).

Ele é verdadeiramente o Messias salvador, prefigurado já em David (2 Sam 5, 1-3; Lc 23, 35.39). O Reino de Cristo na terra, após a Sua Ressurreição, continua na Igreja que tem a missão de o fazer crescer até à sua consumação no fim dos tempos. O Reino cresce todos os dias, porque Cristo é a Cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo” (Col 1, 18).

E como Cristo consumou o Seu Reino na Terra, quando foi crucificado na cruz, fazendo dela o Seu trono, também a Igreja continua o Reino de Cristo, pelo serviço do amor a Deus e do amor aos irmãos, na humildade e no sacrifício.

A realeza do Reino de Cristo está, pois, em servir até à doação da vida: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos” (Mc 10, 45).

Neste mundo, somos de Cristo e do Seu Reino, em Igreja, não pela força do poder temporal, nem pelo domínio do egoísmo e do orgulho, mas somente pela força do amor que se exprime em atitudes do coração e da alma: a paz, a paciência, a tolerância e o perdão. É este “O Reino da verdade, e da vida, de santidade e de graça, Reino de justiça, de amor e de paz”.

Cónego Manuel Marques Gonçalves


Sem comentários:

Enviar um comentário