sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

LITURGIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES A-2

Um mundo de concórdia nos foi prometido. Por que não o aceitamos?



2016-12-04
DOMINGO II DO ADVENTO
Roxo – Ofício próprio (Semana II do Saltério).
Ano A


LEITURA I Is 11, 1-10

Leitura do Livro de Isaías
Naquele dia, sairá um ramo do tronco de Jessé e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus. Animado assim do temor de Deus, não julgará segundo as aparências, nem decidirá pelo que ouvir dizer. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças rectas os humildes do povo. Com o chicote da sua palavra atingirá o violento e com o sopro dos seus lábios exterminará o ímpio. A justiça será a faixa dos seus rins e a lealdade a cintura dos seus flancos. O lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias dormirão lado a lado; e o leão comerá feno como o boi. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra e o menino meterá a mão na toca da víbora. Não mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte: o conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar. Nesse dia, a raiz de Jessé surgirá como bandeira dos povos; as nações virão procurá-la e a sua morada será gloriosa.
Palavra do Senhor. 

O catequista pede às crianças para levarem animais em borracha, plástico, mesmo em cartão ou papel, recortado ou desenhado por elas. Têm que levar animais de diferentes espécies e hábitos: ferozes, domésticos, carnívoros, bichinhos, moscas incómodas.
Na catequese, pede-lhes que separem os animais que não podem estar juntos. E indaga as razões que levaram às opções de separação. Dirão que os ferozes comem os mansos e os fracos e domésticos.
É então lida a leitura de Isaías e explicada a profecia que se refere ao reino que Jesus havia de vir instaurar. Quem quer fazer parte deste reino em que pode brincar com um burro ou uma águia ou uma abelha sem ser mordido? Com um golfinho ou uma baleia? Com um leãozinho? E quem quer ver estes animais brincarem uns com os outros sem lutarem? É este o Reino que Jesus tem para nos oferecer. Quando todos as pessoas e animais aceitarem a vontade de Deus. Deixará de haver bandidos e polícias, reis e soldados. Não mais haverá armas, nem prisões, nem guerras. Nem inimigos, nem guerreiros.
Com os animais levados para a catequese (pode haver também figuras humanas), brincam a este Reino de Paz.


SALMO 71 Refrão: Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.

Ó Deus, dai ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade. Refrão

Florescerá a justiça nos seus dias
e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Ele dominará de um ao outro mar,
do grande rio até aos confins da terra. Refrão

Socorrerá o pobre que pede auxílio
e o miserável que não tem amparo.
Terá compaixão dos fracos e dos pobres
e defenderá a vida dos oprimidos. Refrão

O seu nome será eternamente bendito
e durará tanto como a luz do sol;
nele serão abençoadas todas as nações,
todos os povos da terra o hão-de bendizer. Refrão
 
As frases deste salmo, depois de escutada e vivida, ludicamente, a profecia de Isaías, podem ser transformadas num hino e numa profissão de fé na Paz do Ressuscitado e no Reino dos Céus.


LEITURA II Rom 15, 4-9

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela paciência e consolação que vêm das Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e com uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus. Pois Eu vos digo que Cristo Se fez servidor dos judeus, para mostrar a fidelidade de Deus e confirmar as promessas feitas aos nossos antepassados. Por sua vez, os gentios dão glória a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: «Por isso eu Vos bendirei entre as nações e cantarei a glória do vosso nome».
Palavra do Senhor.

De pouco serve aos homens a paz entre os animais se continuar a guerra entre os homens e a destruição da natureza pelas pessoas.
Façamos os adolescentes assumirem compromissos de paz para com as outras pessoas e de bons tratos para com o ambiente, animais, plantas e todo o ambiente.

EVANGELHO Mt 3, 1-12

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». João tinha uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Acorria a ele gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão; e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ao ver muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu baptismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai acções que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é o nosso pai’, porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. Por isso, toda a árvore que não dá fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu baptizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem a pá na sua mão: há-de limpar a eira e recolher o trigo no celeiro. Mas a palha, queimá-la-á num fogo que não se apaga».
Palavra da salvação.


De muito pouco ou de nada servem os compromissos assumidos após o trecho da Carta de S. Paulo aos Romanos, se não passarem à prática (para os adolescentes).
De nada servirá brincarmos a um mundo de paz com as figuras de animais e pessoas, se não fizermos a paz na realidade.
Crianças e adolescentes devem passar a semana seguinte a tentar viver e instaurar a paz de Isaías, a paz de Jesus, nos seus mundos. E fazer um relatório para o próximo encontro de catequese.
Quando se lembrarem e isso fizer sentido, isto é, quando o assunto tiver sido tratado anteriormente, deve compreender-se que o Jubileu da Misericórdia serviu para nos chamar a viver desta maneira.


Sem comentários:

Enviar um comentário