sábado, 8 de abril de 2017

A Páscoa recria

Para entendermos bem a Páscoa podemos recordar a fénix. Na mitologia dos gregos havia uma ave que quando estava a morrer, se queimava a ela própria. Depois renascia das cinzas, cheia de vitalidade.
A Páscoa não é a mesma coisa, mas existe uma relação, que é o renascimento das cinzas.
Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, criou o mundo. O Pai disse “faça-se” e esta Palavra do Pai, que é Jesus, fez aparecer, criou, a luz, todo o cosmos. O Espírito Santo é o Senhor da Vida, a vida que foi inalada a tudo o que vive, porque tudo o que vive, vive em Deus.
Todavia, entre tudo o que vive, as pessoas, que são a obra-prima da Criação, por terem sido criadas à imagem e semelhança de Deus, não corresponderam à intenção do Criador. Foi-nos dada a possibilidade de nos chegarmos mais a Deus ou de nos afastarmos dEle, para que pudéssemos melhor sentir o Amor. Vendo que eram muitos os que optavam por se afastarem de Deus, que é o mesmo que fazer pecados, O Pai enviou a sua Palavra, que é o seu Filho, para junto das pessoas, fazendo-O nascer de uma mulher.
Ao anunciar o Reino dos Céus, ao pregar o Evangelho, Jesus voltou a desempenhar aquele papel inicial na Criação.
A Ressurreição de Jesus, voltar à vida depois da morte, foi uma recriação do mundo, para nos dar a oportunidade de conhecer melhor o Amor de Deus e nos chegarmos mais a Ele, para acolhermos esse Amor nos nossos corações, para sermos criaturas novas. Para que a Humanidade, qual fénix renascida das cinzas, possa renascer do pecado e ser feliz.
Agora, não fiques apenas a olhar para a Páscoa e a comemorá-la. Vive-a, aproveita-a, renasce do pecado para a felicidade sem fim.
Páscoa feliz.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário