sábado, 5 de agosto de 2017

Tecnologia e liturgia



O pároco da Praia da Vieira de Leiria diz, na Angelus TV, que estamos numa época em que a tecnologia nos afasta mais da liturgia. (2017 Agosto 4, 14h45). Será?



Nós encontramos facilmente na tecnologia justificações para nos afastarmos da liturgia, como fazemos com as férias, as festinhas de aniversário das crianças e tantos outros motivos que descobrimos, mas que normalmente são apenas maneiras de justificarmos as nossas opções.

As tecnologias permitem-nos ter, logo pela manhã, as leituras da missa desse dia. As tecnologias permitem-nos, em muitos casos, saber as horas e os locais das missas em determinado local. As tecnologias permitem-nos estar muitas vezes em contacto directo, em tempo real, com o papa. As tecnologias permitem-nos ligar para a FÁTIMA TV ou para o site do Santuário de Fátima e estarmos em contacto visual e sonoro com a Capelinha das Aparições, no Santuário, durante as 24 horas do dia.

Tantas desculpas que nós descobrimos para justificar as nossas escolhas!

Cada tecnologia, como cada coisa na vida, tem o uso que cada pessoa lhe destinar. Somos nós, as pessoas, que estamos ao leme e não as máquinas.



Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário