sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Quizz S. Martinho – 11 de Novembro




S. Martinho – 11 de Novembro

Este Quizz/Inquérito sobre São Martinho de Tours pode ser usado como fonte de informação, como entretenimento doméstico ou para ocupar um encontro de catequese, ou alguma actividade relativa a São Martinho.
Depois das perguntas, estão as respostas. Em especial para encontros de catequese, elaborámos uma apresentação em PowerPoint. Quem estiver interessado em receber, pode pedir para o endereço lando.b.r@gmail.com
 
1.    Onde nasceu S. Martinho?
a.    Na Sabária, capital da Panónia, que actualmente se localiza na Hungria. Não confundir com a região da Sabária, na Península Ibéria, entre os reinos suevo e visigodo, no noroeste da actual Espanha.
2.    Porque se chamou Martinho?
a.    O seu pai era um guerreiro romano. Na mitologia romana, Marte é o deus da guerra. Assim, o bebé foi chamado de Martinho.
3.    Os pais de Martinho eram pagãos. Como se converteu o filho?
a.    O pai de Martinho tinha sido transferido para Pavia, em Itália. Ele levava sempre consigo o filho, ainda muito novo, para os acampamentos militares, a fim de que a criança se fosse habituando para vir a ser também soldado. Um dia, por acaso, Martinho entrou numa igreja e ouviu o bispo a pregar sobre Jesus. Foi então que se apaixonou por Nosso Senhor.
4.    Que profissão seguiu Martinho?
a.    Soldado, como era desejo do pai. Foi enviado para Amiens, em França, que na altura se denominava Gália.
5.    Como está S. Martinho associado ao gesto da “partilha”?
a.    Um dia, em que estava extremamente frio, Martinho viu um vagabundo quase sem roupa a tremer de frio. Nada mais podendo fazer, tirou a sua própria capa de soldado e, com a espada, cortou-a ao meio. Deu uma metade ao pobre homem para se proteger do frio e ficou com a outra para si próprio.
6.    Que aconteceu na noite desse dia?
a.    Martinho, em sonho, ou numa visão, viu Jesus cobrindo-se com a metade da capa que dera ao pobre. De manhã, tratou de pedir o baptismo.
7.    Martinho quis abandonar a profissão militar e converter os pais. Sendo rejeitado por estes, voltou a França e fundou o primeiro mosteiro da Europa. Onde foi?
a.    Ligugé. Actualmente denomina-se Abadia São Martinho de Ligugé e pertence à Ordem de S. Bento. Durante a Revolução Francesa foi completamente destruída, como muitas igrejas e conventos. Em 1853 foi reconstruída como ainda existe.
8.    As pessoas aflitas acorriam a Ligugé para pedir ajuda ao frade Martinho. Em determinada altura da sua vida, Martinho teve de mudar a sua residência de Ligugé para Tours. Como foi e porquê?
a.    Quando o Bispo de Tours, a diocese a que pertencia Ligugé, morreu, quiseram que Martinho assumisse o cargo de Bispo. Ele mudou-se, então para Tours, mas recusou viver no Palácio Episcopal. Em Tours passa um rio, o Loire. Martinho mandou erigir um pequeno mosteiro na sua margem e aí passou a residir. Sendo Bispo, quis continuar a levar uma vida conventual, sem luxos, e com muito tempo para a oração.
9.    Que é o Verão de S. Martinho?
a.    É costume, no dia 11 de Novembro, ou nos dias antes e depois, em que o Outono está a chegar ao fim e o Inverno quase a chegar, haver um tempo de sol e calor. Segundo a tradição, tal ocorre para recordar o gesto de S. Martinho ao querer ajudar o pobre homem a resguardar-se do frio.
10. Conheces provérbios relacionados com São Martinho?
a.    No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
b.    No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
c.    No dia de S. Martinho, mata o teu porco e prova o vinho.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário