domingo, 31 de dezembro de 2017

Feliz Ano Novo 2018









Deus criou a totalidade do Cosmos, antes de Deus apenas existia… Deus!
Feliz pela sua obra, Deus colocou o homem e a mulher no Cosmos e ficou ainda mais feliz.
Instalados na Terra, os humanos beneficiaram da sabedoria de Deus, usufruindo das mais diversas formas de vida e de graça. O Sol e a energia vital que proporciona, a Lua que misteriosa e romanticamente se manifesta na vida da Humanidade, a possibilidade de prospecção das profundezas do Universo que ocupa as gentes, desde a observação dos magos na Antiguidade até às modernas viagens espaciais e, de modo especial e capital, a sucessão da vida na Terra, os dias, as semanas, as estações, os anos, as eras.
Conquanto não entendessem os mecanismos que condicionam a vida que pulula na Terra, as pessoas inseriram-se e desfrutaram dela: Os dias para gozar e trabalhar, a noite para descansar; e por aí adiante.
As pessoas aprenderam a retribuir a dádiva divina da sucessão da vida, festejando-a com festas e celebrações para comemorar a volta dos dias ensolarados e a vida a germinar na Primavera, as colheitas no Verão, o tempo de armazenar no Outono ou a renovação no Inverno.
Na cultura cristã, o dia 1 de Janeiro foi tomado como base para contagem do tempo anual.
A Natureza renova-se e as pessoas juram para si mesmas fazer o mesmo. Como seres racionais imaginamos a nossa renovação de modo pleno e verdadeiro: pôr um fim aos vícios que nos consomem a vida, amarmos mais e melhor quem nos é querido, mesmo os anónimos ou o ambiente, e muito mais. E todos os anos fazemos as mesmas promessas, talvez para nos iludirmos, talvez como compensação para o resultado do exame de consciência que fazemos da vida levada ao longo do ano que termina.
Propositadamente ignoramos que a conversão não é obra de um jogo numa data escolhida mais ou menos ao caso e apresentada como uma espécie de bilhete de euromilhões premiado. Mudar de vida, convertê-la em algo melhor para nós, para os outros e para a Humanidade é consequência de uma tomada de consciência e de atitude que se processa em cada dia.
Concluindo: façamos de cada dia de 2018 dia de Ano Novo, e sejamos em cada dia melhores que no dia anterior.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário